Avaliação de Prestadores de Serviço de Transporte: um Estudo de Caso em uma Montadora de Motores do Setor Automotivo. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v10n1p80-109

Andiara Araújo da Silva, Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo

Resumo


No atual contexto de valorização da competitividade, as empresas têm se preocupado em desenvolver instrumentos de avaliação para qualificar suas operações. O presente artigo se origina no estudo de caso realizado numa indústria automotiva tendo por objetivo principal propor indicadores que possibilitassem a gestão e avaliação adequada dos prestadores de serviço de transporte. Para tanto, foram analisados fluxos de transporte da cadeia de suprimentos, recursos e atributos dessa empresa a partir da verificação dos fatores que contribuíam para a estruturação do seu desempenho. Com base na metodologia, o estudo esteve focado em sugerir um formato adequado para gestão e avaliação do desempenho dos prestadores de serviço logístico no item transporte, através da percepção dos gestores de logística e análise dos dados coletados na bibliografia. Para a empresa, a principal contribuição do estudo é a possibilidade que os indicadores oferecem para identificar, monitorar e compartilhar a performance dos prestadores de serviço de transporte com o intuito de aprimorar o gerenciamento de suas operações. Junto aos prestadores de serviço, a ligação torna-se mais próxima, transparente e evolutiva, conduzindo para a melhoria continua dos processos.

Palavras-chave


Gestão Logpistica; Indicadores; Avaliação de Desempenho

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v10i1.403

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.