Avaliação de desempenho de serviços emergenciais: uma análise da produção científica do período de 1991 a 2010. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v10n3p26-52

Jose Gamba Junior, Ademar Dutra, Robinson de Figueiredo Nunes, Giovani Fernando Kemper, Charles Alexandre Vieira

Resumo


A avaliação de desempenho organizacional tem se tornado uma ferramenta indispensável aos gestores no processo de tomada de decisão. Esse processo torna-se ainda mais complexo quando se trata de serviços emergenciais, em face de suas especificidades, bem como da sua relação direta com a disponibilidade de recursos humanos, físicos, técnicos e tecnológicos. A presente pesquisa tem por objetivo apresentar os resultados da produção científica nacional acerca do tema, a partir dos artigos e teses sistematicamente selecionados no período de 1991 a 2010. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, e bibliométrico das publicações nacionais e teses desenvolvidas sobre o tema. Como resultado destaca-se que: (i) aproximadamente 43% dos artigos publicados foram desenvolvidos com o foco na avaliação de desempenho de serviços de saúde; (ii) o periódico Gestão e Produção [on line] apresentou o maior número de publicações acerca do tema; (iii) as instituições de ensino com o maior número de trabalhos realizados foram a Universidade de São Paulo e Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (iv) 23% das teses selecionadas também foram desenvolvidas na área da avaliação de desempenho de serviços de saúde; (v) mais de 50% das publicações e 39% das teses selecionadas não apresentam de forma clara a ferramenta empregada para fins de avaliação de desempenho; (vi) a análise quanto a esfera organizacional dos artigos publicados e teses, obteve a seguinte classificação: 08 públicos, 03 privados e 03 sem classificação; e, 06 públicas, 06 privadas e 06 sem classificação, respectivamente.

Palavras-chave


Avaliação de desempenho. Serviços Emergenciais. Avaliação de desempenho de Serviços Emergenciais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v10i3.408

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.