A inserção de móveis brasileiros no mercado internacional: entraves, oportunidades e desafios - DOI:10.15600/1679-5350/rau.v6n3p71-95

Ana Claudia Machado Padilha, Debora Nayar Hoff

Resumo


A década de 1990 foi marcada por um realinhamento das condições de competição nos mercados internacionais. Com a abertura das economias desenvolve-se uma competição mais acirrada em diversos setores, mudando a concorrência exclusiva via preços, para concorrência via diferenciação, diversificação e flexibilização de produtos e serviços. Neste contexto, a cadeia produtiva de madeira e de móveis sofreu grandes transformações, com ganhos de produtividade devido à introdução de equipamentos automatizados, à utilização de novas técnicas de gestão e ao uso de outras fontes de matérias-primas. Os objetivos deste trabalho são: identificar a evolução das estratégias de internacionalização da empresa Trevisul, de 2004 a 2006; verificar se as mesmas alinham-se aos padrões de competitividade internacional; verificar sua eficácia, observando se a empresa conseguiu usufruir das condições positivas para a exportação de móveis, existentes no mercado durante o período estudado. As principais conclusões apontam para: a) a evolução dos resultados relacionados ao volume de produção e ao alcance de novos mercados internacionais; b) o aperfeiçoamento dos padrões de qualidade dos produtos para satisfazer as necessidades de seus consumidores; c) a redução dos custos de produção, o que lhe possibilitou enfrentar de maneira mais segura seus concorrentes e as contínuas adversidades do mercado; d) a definição de estratégias claras de inserção (custos); e) o alinhamento da empresa a um grande número de padrões de competitividade do setor.

Palavras-chave


exportação, competitividade, setor de base florestal, agronegócios, estratégias

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.