Qualidade de Vida, Satisfação e Motivação do Trabalhador no Setor de Varejo. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v11n1p181-198

Cleber Aparecido da Costa, Karina Gomes dos Reis Bento, Fabiano Bento de Sá, Fabricio Ziviani

Resumo


Há algumas décadas a humanização do trabalho é um assunto sempre em voga e ganha força principalmente quando vem acompanhada de crescimento econômico. O objetivo do estudo é analisar as variáveis que impactam na satisfação do individuo com o seu trabalho, na sua motivação com a tarefa e percepção de qualidade de vida no geral em uma grande empresa centenária do varejo de Minas Gerais. Para alcançar esse objetivo o procedimento técnico adotado foi um estudo de caso, utilizando-se uma abordagem quantitativa dos dados obtidos através da aplicação de questionários baseadas no Modelo de Hackman e Oldham (1975). Foram aplicados 400 questionários com 39 questões do tipo fechadas com escalas Likert que variam de 0 a 10. O foco da pesquisa foram os funcionários dos pontos de vendas da empresa onde estão quase 80% da força de trabalho. A rede conta com 3.260 empregados em contato direto com o cliente final, portanto trata-se de uma equipe de suma importância para ambições desta corporação, pois tem o papel de cuidar do bem maior da empresa, o cliente. Os resultados evidenciam a necessidade da empresa repensar a prática salarial atual, de rever os processos de feedback extrínseco e da possibilidade de conceder autonomia aos seus funcionários. Apontam ainda, que em todas as funções existe a insatisfação com a remuneração em primeiro lugar, e a percepção que o estudo passa é de que em curto prazo esta variável poderá impactar nos resultados e até em pretenções da empresa em se manter líder de mercado.

Palavras-chave


satisfação do indivíduo, motivação, qualidade de vida;

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v11i1.414

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.