Análise dos conceitos de poder nos artigos brasileiros sobre redes. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v10n3p51-69

Ernesto Giglio, Rosa Lucia Pugliese, Roseli Martins Silva

Resumo


O trabalho discute a utilização dos conceitos de poder nos artigos sobre redes. A afirmativa orientadora é que o tema do poder é raro nos artigos brasileiros, como conseqüência do paradigma cognitivo dos pesquisadores, que entendem as redes como sistemas de cooperação e confiança; representando o poder como uma variável negativa. São apresentados os argumentos de autores clássicos afirmando a necessidade de incluir o poder nos estudos da Administração, em contraposição com a quase ausência do tema num levantamento bibliográfico das revistas brasileiras classificadas como A2. Quando presente, o conceito dominante é o de posse de recurso, pouco adequado ao fenômeno de redes. Foram encontrados artigos sobre redes que tratam do poder, sem mencioná-lo explicitamente, colocando outras palavras tais como governança e assimetria. Propomos que o poder seja entendido como um constructo no estudo de redes, composto de variáveis tais como governança, conflitos, assimetrias; e que as noções básicas de poder como exercício de Foucault seja utilizado como base de apoio para as discussões teóricas e o planejamento de pesquisas. Dessa forma, é possível mudar o paradigma de representação social negativa da palavra poder e colocar uma dimensão do fenômeno de redes que é mais próxima dos conceitos convergentes na literatura internacional, caracterizando as redes de negócios como campos complexos, com incertezas e imprevisibilidades. Tais condições se associam aos movimentos de cooperação, que são básicos nas redes, mas também e concomitantemente com os movimentos de exercício do poder. A ausência do poder causa o viés da exclusão das assimetrias, das negociações e dos interesses divergentes; que são características das redes.

Palavras-chave


Poder, Redes, Organizações

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v10i3.415

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.