Estratégia corporativa e hibridismo: um estudo sobre as fusões e aquisições no Brasil. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v10n3p70-89

Ana Graziele Lourenço Toledo, Leonardo Augusto de Campos

Resumo


Este trabalho investigou o processo de formação de híbridos provocado por estratégias corporativas de fusão e aquisição, analisando indústrias brasileiras no ano de 2010. Estudos empíricos envolvendo o hibridismo ainda são pouco desenvolvidos nas pesquisas em administração e dentre as causas mencionadas teoricamente para a formação de organizações híbridas encontram-se os processos de concentração e crescimento das indústrias e das firmas, observando no Brasil mais acentuadamente nos setores bancário, de tecnologia e varejo. Procurou-se identificar e descrever o comportamento das indústrias através de uma classificação por agrupamentos baseada nos tipos de operações efetuadas e na origem do capital envolvidos nas transações. Foram utilizados dados secundários submetidos a análise de conglomerados, técnica multivariada utilizada em estudos descritivos e que determina as variáveis que definem os agrupamentos. Concluiu-se que a formação de híbridos se dá de forma heterogênea dentro das indústrias, considerando que a similaridade entre elas se dá primeiramente pelo capital doméstico e estrangeiro envolvido em transações de empresas nacionais.

Palavras-chave


organizações híbridas, administração estratégica, fusões e aquisições

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v10i3.423

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.