Planejamento de vendas e operações (S&OP) no segmento de bens de consumo: uma análise envolvendo o estágio de maturidade do processo. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v10n3p1-25

Robson Nogueira Tomas, Levi Sato, Rosane Lucia Chicarelli Alcantara

Resumo


O ambiente empresarial brasileiro tem sido marcado, nos últimos anos, pela busca tanto de excelência operacional como de aprimoramento nos modelos de negócios capazes de gerar diferenciais competitivos no mercado. Sob esta perspectiva, um dos grandes desafios enfretado pelas empresas refere-se ao fato de se estabelecer a melhor maneira para desdobrar as decisões do plano estratégico em operações do dia a dia, de modo a permitir o balanceamento adequado entre suprimento e demanda, com aumento do nível de serviço oferecido aos clientes. A este respeito, uma das respostas dadas a este desafio tem sido a utilização do Planejamento de Vendas e Operações (S&OP). Entretanto, após um período de intensa implementação dos conceitos e práticas de S&OP na gestão da cadeia de valor de empresas brasileiras, uma questão que ainda encontra-se em aberto é se as empresas conseguiram atingir um nível de maturidade na utilização deste processo? Nessa direção, cabe destacar que, apesar dos esforços de alguns pesquisadores, nota-se que poucas pesquisam tratam de tal questão ao focarem a utilização desse ferramental, sobretudo, no contexto das empresas brasileiras. Assim, com base nessa perspectiva objetivou-se neste artigo conhecer e entender, por meio do estudo de caso em uma empresa multinacional de grande porte, como esta abordagem vem sendo tratada e quais são suas implicações. Os resultados da presente pesquisa indicam que o processo de S&OP da empresa pesquisada pode ser caracterizado como processo padrão-avançado. Como conclusão constata-se que, apesar de ser um processo consolidado, o estágio de maturidade plena ainda não ocorreu.

Palavras-chave


S&OP; maturidade do processo; empresas brasileiras; cadeia de suprimentos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v10i3.428

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.