A Evolução da Teoria de Marketing: Uma Discussão Epistemológica

Ricardo Pitelli de Britto, Elaine Mandotti de Oliveira Britto, Ricardo Trovão

Resumo


O objetivo deste artigo é o de estabelecer um paralelo entre o pensamento de Thomas Khun acerca da constituição da ciência e as reflexões de autores da área do Marketing sobre o desenvolvimento desse campo do pensamento em administração. Como resultados esperados desta reflexão, pretende-se aferir em que medida o marketing tem se constituído enquanto corpo de pensamento científico e em qual estágio dessa constituição ele se encontraria. Para desenvolver esta pesquisa, optou-se pelo formato de ensaio, baseado na revisão da literatura de marketing e de epistemologia da ciência. Ao final deste artigo, os autores elaboram um conjunto de hipóteses para serem avaliadas em futuros estudos sobre o tema.

Palavras-chave


Marketing; Modelos Teóricos em Administração

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DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v4i3.43

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Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.