Desenvolvimento e Aplicação de um Modelo de Ensino da Teoria das Restrições com Base em uma Abordagem Multiagente. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v11n1p134-155

Júlio César Bastos de Figueiredo, Susana Carla Farias Pereira, Luis Henrique Rigato Vasconcellos

Resumo


Este trabalho apresenta o desenvolvimento e uma aplicação de um modelo computacional, baseado no paradigma da programação multiagentes com o uso da plataforma Netlogo. O objetivo é servir como ferramenta para o ensino e estudo de tópicos ligados à Teoria das Restrições. Trata-se da aplicação de um instrumento interativo de ensino podendo ser empregado por professores de graduação e pós-graduação nas disciplinas de Gestão de Operações. Todo o modelo foi desenvolvido em plataforma de software gratuita e tem seu código fonte aberto, podendo ser acessível via ambiente WEB (http://technical.paper.nom.br/toc2).

Palavras-chave


ensino de administração, simulação, teoria das restrições

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DOI: http://dx.doi.org/10.15600/rau.v11i1.450

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