QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO COM OS DOCENTES DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS DA UFRN. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v11n3p100-118

Sandro Oliveira Filho, Washington Souza, Juarez Paiva, Denise Momo, Yuri de Lima Padilha

Resumo


O artigo se propõe a identificar os atributos descritivos e valorativos de Qualidade de Vida no Trabalho, apresentando os aspectos conceituais previstos nos modelos teóricos, bem como analisar até que ponto os atributos apontados por professores do Ensino Púbico Superior estão contemplados, de modo conceitual, nos modelos. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com os docentes do Departamento de Ciências Administrativas da UFRN. Para realizar este estudo qualitativo, o instrumento de coleta de dados foi o formulário de pesquisa semi-estruturado. A fim de analisar os dados utilizou-se uma das técnicas de análise de conteúdo, a análise categorial. No tocante às questões relacionadas ao ambiente de trabalho, mereceu maior destaque, por parte dos professores, o relacionamento com os discentes, como algo que lhes causa maior prazer e satisfação. O fator de grande incidência nas causas insatisfatórias é o relacionamento com outros docentes. Através do estudo dos atributos valorativos, buscou-se desvendar o que os respondentes consideram como aspectos mais importantes ao desenvolvimento de suas atividades, sob a perspectiva de que o trabalho deve conter e não contém no momento. A maioria dos docentes colaboradores da pesquisa demonstrou anseios por melhorias infra-estruturais. Outros atributos valorados pelos professores estão atrelados às relações interpessoais, no que concerne ao intercâmbio entre professores e alunos do Brasil e do exterior, visando ao fomento de mudanças nas atuais metodologias de ensino aplicadas; e a interdisciplinaridade, como forma de impulsionar os debates acadêmicos e incentivar os professores da graduação a pesquisarem e produzirem mais.

Palavras-chave


Qualidade de vida no trabalho; fatores motivacionais; docência no ensino superior

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v11i3.485

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.