Institucionalização do Knowledge Based View: Um Estudo das Práticas Gerenciais de Gestão do Conhecimento e suas Contribuições para a Competitividade das Empresas do Setor Elétrico-eletrônico. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v11n2p1-30

Marcio Shoiti Kuniyoshi, Silvio Aparecido dos Santos, Marcos Antonio Gaspar, Denis Donaire

Resumo


A pesquisa objetivou classificar as empresas do setor elétrico-eletrônico brasileiro de acordo com o estágio de institucionalização da gestão do conhecimento (GC), bem como verificar as contribuições das práticas de GC para seu poder competitivo. Esta é uma pesquisa descritiva-quantitativa, cujo questionário aplicado foi respondido por gestores. Os principais resultados encontrados foram: a) as empresas pesquisadas estão em diferentes estágios de institucionalização de GC, b) as contribuições para o poder de competição, realizadas com adoção de GC, são reconhecidas pelos gestores das empresas analisadas. Como conclusão do estudo, expõe-se que a visão baseada no conhecimento pode ser considerada parte da competência essencial das empresas pesquisadas.

Palavras-chave


Gestão do conhecimento. Visão baseada em conhecimento. Institucionalização. Competitividade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v11i2.492

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.