Redes Interorganizacionais de Cooperação para a Exportação: Um Estudo de Caso

Gustavo Barbieri Lima, Sheila Farias Alves Garcia, Dirceu Tornavoi de Carvalho

Resumo


A globalização de mercados e o acirramento da competição entre empresas, em nível internacional, faz com que as empresas busquem se unir em redes de cooperação interorganizacional, para se manterem competitivas nos mercados em que atuam. Assim, os consórcios de exportação representam redes de cooperação, geralmente entre pequenas e médias empresas, organizadas para exportação conjunta. O objetivo central do presente estudo foi analisar o consórcio Components & Machinery by Brasil como rede de cooperação entre empresas, a fim de entender de que forma a estruturação do consórcio contribuiu para o desenvolvimento das empresas consorciadas e para a penetração dessas empresas no mercado internacional. Utilizou-se o método de estudo de caso, com o intuito de verificar na prática o que foi visto em teoria. Como resultados, pode-se mencionar que o consórcio contribuiu para a inserção de empresas no mercado internacional, auxiliou para que as empresas mantivessem uma vantagem competitiva no mercado em que atuavam, contribuindo para o incremento das exportações das empresas consorciadas. Concluiu-se que os consórcios de exportação podem ser organizações eficientes e eficazes na inserção de empresas (principalmente pequenas e médias – PME´s) no mercado internacional.

Palavras-chave


Rede de Cooperação de Empresas; Consórcio de Exportação; Pequenas Empresas; Negócios Internacionais; Exportação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v5i3.5

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.