A Institucionalização dos Cursos Superiores de Tecnologia (CST´S) da Opet: A Adoção Pioneira e a Recursividade do Processo. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v11n1p104-133

Diego Maganhotto Coraiola, Marystela Assis Baratter, Adriana Roseli Wünsch Takahashi

Resumo


O presente artigo tem o objetivo de analisar a adoção pioneira da modalidade de ensino superior tecnológico pelo Grupo Educacional OPET, de Curitiba – PR, e sua contribuição para o processo de institucionalização daquela modalidade de ensino no País. A pesquisa foi desenvolvida à luz da teoria institucional de base sociológica, tratando especificamente de pressões e respostas institucionais, No entanto, a proposta clássica de análise estanque do fenômeno é ampliada pela substituição da lógica funcionalista embutida na visão de pressões e respostas por outra lógica oriunda da conversação entre a proposta institucional e a teoria da estruturação giddensiana Este estudo de caso de natureza qualitativa descritiva, corte seccional com avaliação longitudinal, usou análise de conteúdo temática para analisar os dados obtidos por meio de entrevistas e análise documental. A análise realizada permitiu evidenciar a existência de processo de institucionalização do ensino tecnológico no País, o qual sugere o alinhamento institucional do Brasil – no que concerne à educação profissional tecnológica – em relação às práticas desenvolvidas mundo afora. O fato de a Opet estar imersa nos principais centros de debate e decisão sobre as mudanças, a centralidade da posição ocupada pela empresa na oferta de cursos técnicos, as redes de relacionamento mantidas pelos seus principais executivos com outras instituições de relevo nacional e com os principais tomadores de decisão no campo organizacional e sua participação ativa na construção do setor, contribuiu fundamentalmente para o seu destaque como primeira instituição particular do sul do Brasil a oferecer cursos tecnológicos de graduação.

Palavras-chave


institucionalização, pressões institucionais, recursividade, cursos tecnológicos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.