COMPETIÇÃO, COOPERAÇÃO E COOPETIÇÃO: SIMETRIAS E DISCREPÂNCIAS NA INDÚSTRIA VITIVINÍCOLA DO RS - DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v13n2p1-25

Jefferson Marlon Monticelli

Resumo


O presente estudo visa analisar as estratégias de relacionamento ─ competição, cooperação e coopetição ─ que são adotadas pelas empresas para manter um posicionamento competitivo no cenário de negócios. Considerando o aumento da competição internacional do mercado de vinhos no Brasil, as vinícolas brasileiras foram impelidas a questionar suas estratégias e buscar o mercado externo como alternativa para reforçar sua competitividade. Este estudo de caso buscou compreender o processo de internacionalização das vinícolas da Serra Gaúcha. Aos analisar as estratégias de relacionamento percebeu-se que a visão coopetitiva apresenta traços de semelhança com os discursos proferidos pelos entrevistados da indústria vitivinícola no RS. Para fomentar o desenvolvimento desse setor, o Projeto Setorial Integrado Wines of Brasil foi de grande valia. Surgido de uma iniciativa do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN) e da Agência de Promoção à Exportação e Investimentos (APEX) na busca de promoção do vinho brasileiro no exterior, ele é relevante para a internacionalização das vinícolas da região. Logo, a visão coopetitiva auxilia na compreensão do processo de internacionalização das vinícolas brasileiras.

Palavras-chave


Competição; Cooperação; Coopetição; Estratégias de Relacionamento; Wines of Brasil

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v13i2.548

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.