A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL EM UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO À LUZ DA APRENDIZAGEM INFORMAL. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v12n2p59-84

Rubens de Araujo Amaro

Resumo


Entre as razões do crescente interesse de teóricos e práticos em estudos organizacionais na aprendizagem está a crença de que esta pode contribuir para a vantagem competitiva das organizações. Na esfera acadêmica, os estudos têm se multiplicado tanto em quantidade quanto em diversidade de abordagens. Estudos empíricos apontam que mais de 80% do que é aprendido no ambiente de trabalho decorre de estratégias pessoais tais como observação, questionamento, reflexão e leitura, fazendo com que a aprendizagem informal e incidental seja uma importante abordagem para compreender a aprendizagem nas organizações. A aprendizagem informal, ao contrário da formal que ocorre em situações estruturadas onde o controle do que se aprende reside no que ensina, se dá ao longo da vida e tem como ator central o aprendiz. Adotando a abordagem da aprendizagem informal e incidental, este trabalho objetivou mapear e analisar as estratégias de aprendizagem de criação por profissionais de artes visuais, bem como identificar os facilitadores e barreiras a essa aprendizagem no ambiente em que trabalham. Para isso, realizou um estudo qualitativo básico em uma empresa de comunicação e eventos. Os resultados obtidos facilitam o entendimento do trânsito da aprendizagem individual para organizacional e da organizacional para a individual. A análise dos dados permitiu acrescentar mais duas formas de aprendizagem aos estudos realizados previamente por Antonello (2005). O estudo concluiu também que a reflexão durante o processo pode ser tão ou mais válida do que a reflexão apenas ao final do processo de aprendizagem.

Palavras-chave


Aprendizagem Organizacional; Aprendizagem informal; Aprendizagem incidental

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v12i2.554

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.