UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO QUANTI-QUALITATIVO PARA AUTOAVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v13n3p1-27

José Carlos da Silva Freitas Jr., Amarolinda Zanela Klein, Patricia Martins Fagundes

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de um instrumento quanti-qualitativo para autoavaliação da competência de liderança, que pode ser utilizado tanto como ferramenta diagnóstica (quando aplicado antes do início de atividades de formação dessa competência), constituindo assim uma ferramenta auxiliar ao planejamento e organização de cursos e programas, quanto como avaliação final do nível de desenvolvimento da liderança. Para criação desse instrumento, foi realizada uma revisão da literatura seguida de uma pesquisa de campo com professores de um curso superior focado no desenvolvimento de liderança, chegando-se a uma síntese dos atributos de liderança necessários para construção do instrumento de autoavaliação. Este trabalho está inserido como parte da aplicação do método Design Research em uma pesquisa maior, cujo contexto foi o Curso de Gestão para Inovação e Liderança (GIL) da Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). O estudo defende que os atributos pessoais dos líderes são determinantes na dimensão individual da liderança, logo a contribuição desta pesquisa é reforçada em seu propósito, qual seja, auxiliar professores no diagnóstico e avaliação da competência de liderança, além de avançar na discussão teórica sobre esse tema.

Palavras-chave


Autoavaliação; Competências; Liderança

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v13i3.574

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.