A GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICADA À GESTAO DE SERVIÇOS: UM ESTUDO EMPÍRICO - O CASO AURORA EADI. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v12n2p85-107

Ellen Gomes Ferreira, Marcos Antonio Franklin, Luciana Souza Cardoso, Rita Tiemy Mochizuki, Tatiane Gomes Costa

Resumo


Este artigo investiga a gestão do conhecimento aplicada à gestão de serviços no ramo de transportes e armazenagem no segmento das EADIs – Portos Secos, consideradas zonas secundárias. Para a realização desse estudo utilizou-se o tipo de pesquisa exploratória, empregando o método qualitativo por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e observação pessoal. A pesquisa foi realizada na Aurora EADI, na unidade do Município de Sorocaba-SP. Foram entrevistados três profissionais da empresa e um consultor de sistemas de informação. Para a análise de dados utilizou-se a abordagem apresentada por Flores (1994). Com os resultados obtidos pôde-se notar que o conhecimento na empresa está organizado, porém, está mais presente no nível gerencial, não sendo completamente disseminada pela organização, sobretudo nos níveis operacionais. Verificou-se também a implementação de um software que servirá de apoio à disseminação do conhecimento para todos os funcionários, possibilitando dessa maneira melhor qualidade na gestão dos serviços prestados pela empresa.

Palavras-chave


Gestão do conhecimento. Gestão de serviços. EADI. Porto Seco. Comércio Exterior.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v12i2.577

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.