Vantagem competitiva a partir de uma abordagem de redes: estudo de caso da rede Graphia - DOI:10.15600/1679-5350/rau.v6n3p142-163

Carlos Alberto Alves, Michele Tiergarten, José Pires de Araújo Jr.

Resumo


Uma das principais características do atual ambiente de negócios é a necessidade das organizações atuarem de forma conjunta, compartilhando seus recursos a partir da definição de estratégias específicas. Nosso interesse parte da questão de que a vantagem competitiva favorece as sociedades, permitindo que estas se desenvolvam por meio de esforços coletivos permanentes. O objetivo deste trabalho está centrado em analisar as vantagens competitivas trazidas aos atores organizacionais que atuam no formato rede de empresas. Para a concretização dos objetivos propostos neste estudo, adotou-se como pilar metodológico, a tipologia qualitativa de investigação, por fornecer a melhor adequação ao fenômeno observado e quanto aos fins esta pesquisa considera-se descritiva. Os resultados indicam que as empresas que atuam em redes alcançam vantagem competitiva, por compartilhamento de recursos, criação de valor compartilhado e por desenvolvimento de relacionamentos baseados em confiança mútua. Uma limitação da pesquisa diz respeito à impossibilidade de se generalizar o caso em foco para todo o setor. Dois são os fatores determinantes: o primeiro trata-se de um estudo de caso; o segundo, pela especificidade do tema. O valor desta pesquisa se encontra na proposta de investigar as vantagens competitivas nas organizações em redes, independente de ser uma pequena ou média empresa

Palavras-chave


redes de empresas; vantagem competitiva; relacionamento de negócios.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15600/rau.v6i3.60

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.