ESTOQUE GERENCIADO PELO FORNECEDOR (VMI): ANÁLISE DAS BARREIRAS E FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO EM EMPRESAS DE GRANDE PORTE. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v11n3p221-252

Denise Cervilha Freitas, Robson Nogueira Tomas, Rosane Lucia Chicarelli Alcantara

Resumo


O Estoque Gerenciado pelo Fornecedor (Vendor Managed Inventory – VMI) que atribui a uma empresa a tarefa de gerir o estoque do elo sequencial de sua cadeia produtiva, determinando quando e quanto de cada produto deve ser enviado ao seu cliente imediato, é uma das práticas colaborativas mais discutidas para a melhoria da eficiência da cadeia de suprimentos. Entretanto, nota-se que poucos estudos tratam de questões ligadas à pós-implementação deste processo, inclusive no Brasil. Além disso, existem indícios na literatura de que o processo VMI, por si só, não produz os resultados esperados no que diz respeito à melhoria de colaboração entre os agentes. Sob esta perspectiva, objetivou-se neste artigo identificar e caracterizar as barreiras que podem limitar os ganhos advindos de tal colaboração, assim como os fatores críticos de sucesso na parceria, a partir da análise pós-implementação do processo VMI entre duas empresas multinacionais de grande porte, do segmento de bens de consumo, instaladas no Estado de São Paulo. Os resultados indicam que as barreiras e os fatores críticos de sucesso podem ser caracterizados em três grupos, a saber, comportamentais, físicos e culturais; sendo que as principais fragilidades observadas na pós-implementação do processo analisado são oriundas, principalmente, dos fatores comportamentais e culturais. Como conclusão constata-se que desde a implementação do VMI as empresas analisadas evoluíram nos aspectos colaborativos, sobretudo, no que diz respeito ao alinhamento de processos, à tomada de decisão e planejamento conjunto, entretanto, existem oportunidades de melhoria no que se refere a uma colaboração plena e efetiva.

Palavras-chave


VMI; Barreiras; Fatores Críticos; Empresas Brasileiras; Cadeia de Suprimentos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v11i3.609

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.