Recursos Internos como Diferenciais na Competição Internacional: evidências da liderança empreendedora e da cultura organizacional no caso do Grupo Fruitfort - DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v6n3p96-118

Brigitte Renata Bezerra de Oliveira, Walter Fernando Araújo de Moraes, Érica Piros Kovacs, Rafael Lucian

Resumo


O propósito central deste artigo é compreender o papel dos recursos internos como diferenciais na competição internacional do Grupo Fruitfort, desde a sua fundação, em 1982, a 2006. Tem como arcabouço teórico os conceitos apregoados pela Resouce-Based View (RBV) e o framework elaborado por Barney (2002) para identificação dos recursos valiosos, raros, difíceis de imitar e adequadamente explorados pela organização por meio de suas políticas e de seus procedimentos idiossincráticos. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, de caráter descritivo e abordagem histórica. O meio de coleta de dados foi a realização de entrevista semi-estruturada, complementada com a observação não-participante e a pesquisa documental, na perspectiva da triangulação dos dados. Dentre os resultados, verificou-se que a empresa acompanhou a evolução da região, em sua inserção internacional, e que o papel das pessoas, representado na liderança empreendedora e na cultura organizacional, constituem os diferenciais competitivos da empresa, identificando e apoiando oportunidades. Ademais, registrou-se que seus efeitos foram mais significativos a partir do momento em que os atributos do ambiente externo estavam bem disseminados entre as empresas que compõem a região.

Palavras-chave


Internacionalização; Liderança empreendedora; Cultura Organizacional

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v6i3.61

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.