A Metáfora do Carnaval como Mudança e Inversão Temporária da Ordem Estabelecida : Uma Estudo em Uma Empresa Francesa de Alta Tecnologia. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v12n1p74-99

Isabella Francisca Freitas Gouveia de Vasconcelos, Flavio Carvalho Vasconcelos

Resumo


Resumo : Nosso estudo de caso trata de uma organização virtual emergente em um Laboratório de pesquisas pertencente a uma grande empresa de alta tecnologia extremamente burocratizada. Esta organização virtual permitiu o debate e a contestação da ordem burocrática vigente, funcionando como « válvula de escape » e « evasão » para os pesquisadores envolvidos no processo de inovação da empresa em questão. Mostraremos como esta organização virtual, aparentemente fonte de insubordinação, ajudava, na verdade, a manter a ordem social dominante na empresa, pois permitia aos pesquisadores fazerem uma « inversão temporária da ordem burocrática » durante algumas horas por semana, ajudando-os a tolerar o sistema burocratizado durante o resto do tempo. Compararemos esta organização virtual ao Carnaval brasileiro, que funciona como ritual de « válvula de escape » e « evasão » para os setores menos favorecidos da sociedade, como mostram alguns trabalhos em antropologia social. (Da Matta, 1987).Utilizaremos a Teoria Neoinstitucional e apresentaremos o modelo Dialético de Mudança organizacional, mostrando como a tolerância de sistemas sociais e ritos aparentemente contestatóriospode ser uma estratégia para manutenção da ordem social vigente.

Palavras-chave


identidade, poder, paradoxos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.