BP-QUALITY – ARQUITETURA DE REFERÊNCIA PARA SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v14n1p1-29

Marcos Ricardo Rosa Georges

Resumo


Este artigo propõe uma arquitetura de referência para elaborar e documentar Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) denominada BP-Quality. Seu desenvolvimento foi baseado em arquiteturas de referência para especificar requisitos de sistemas de informação ARIS (Architecture of Integrated Information System), porém adaptada para atender aos requisitos especificados pela norma ISO9001. A especificação do SGQ é feita através de modelos de processos de negócio com vistas a diferentes dimensões que se manifestam ao longo dos processos mapeados, propiciando processos bem documentados, fácil entendimento e com especificações de requisitos para um sistema de informação de apoio em cada visão que foi mapeada. Uma revisão sobre a certificação ISO9001, SGQ e sobre processos de negócio e arquiteturas de referência é feita para apresentar a arquitetura BP-Quality, suas visões constituintes e um exemplo de especificação de sistema de informação.

Palavras-chave


-Quality; arquitetura de referência; processos de negócio; sistemas de gestão da qualidade; ISO9001

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v14i1.614

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.