ADMINISTRAÇÃO ENERGÉTICA E ANÁLISE TENDENCIAL DE CUSTOS ECONÔMICOS DE FONTES DE GERAÇÃO NO BRASIL. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v12n3p100-121

Fabricio Quadros Borges, Jonathas Ribeiro Chotoe, Luiz Benedito Varela

Resumo


Objetiva analisar comparativamente a tendência de variação dos custos econômicos das fontes de geração de energia elétrica no Brasil. Diante do desafio da Administração pública no setor energético em diversificar a matriz elétrica nacional, o estudo pretende questionar qual fonte de geração de eletricidade apresenta uma tendência de redução de custos econômicos capaz de contribuir para a viabilização de seus investimentos junto à diversificação da matriz elétrica. A metodologia baseou-se em dados secundários e utilizou aplicações estatísticas capazes de observar comparativamente a variação dos custos econômicos das fontes de geração de eletricidade entre 2000 e 2012. O estudo verificou que as fontes alternativas complementares à geração hidrelétrica recomendadas ao país, pela tendência acentuada de redução de custos econômicos, foram as fontes solar e eólica.

Palavras-chave


Administração energética; Custos econômicos; Fontes de geração; Energia elétrica; Matriz elétrica

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.