O IMPACTO DA PERCEPÇÃO E DA IMAGEM DO PAÍS DE ORIGEM PARA O CONSUMIDOR NA AVALIAÇÃO DE PRODUTOS EM MERCADO EMERGENTES. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v11n3p173-195

Carlos Eduardo Lourenço, Marcelo Moll Brandão

Resumo


Países emergentes estão experimentando ampla expansão de suas economias, maior integração econômica, e ainda, os seus consumidores estão se tornando cada vez mais conscientes sobre a disponibilidade de produtos. Tais mudanças alteram o processo de avaliação de imagem da marca dos consumidores desses países. Dentre os atributos considerados para as suas escolhas, as preferências em relação ao país de origem da marca (PDOM) consta entre um dos principais em relação à reputação de qualidade dos bens. Baseado na decomposição do construto país de origem, proposta por Essoussi e Merunka (2007), este estudo avalia a acurácia de duas dimensões para avaliação de qualidade de marcas de automóveis comercializados no Brasil. A escala, traduzida para o Português, foi testada com 247 consumidores de veículos automotores. A escala apresentou validade discriminante, validade convergente e consistência interna adequadas. Ao se testar a capacidade preditiva da escala – utilizando-se Regressão Logística – Renda e Nível de Escolaridade foram significativa na relação entre os indicadores de percepção de país de origem percepção da acurácia do consumidor em relação ao PDOM e PDF.

Palavras-chave


País de origem, Marketing Internacional, Mercados emergentes

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v11i3.640

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.