AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL DOS PROCESSOS INDUSTRIAIS DE USINAS SUCROENERGÉTICAS: UM ESTUDO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MOGI GUAÇU. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v12n3p122-151

Marcelo Giroto Rebelato, Leonardo Lucas Madaleno, Andréia Marize Rodrigues

Resumo


Este artigo teve como objetivo avaliar o desempenho ambiental de oito usinas sucroenergéticas pertencentes à Bacia do Rio Mogi Guaçu. Com a identificação dos resíduos e subprodutos gerados pela indústria sucroenergética, foi possível desenvolver uma estrutura teórico-conceitual de referência com suas características, composição, legislação aplicável e destinações possíveis. Como resultado, concluímos que, com base nas destinações, as usinas apresentam um bom desempenho ambiental, mesmo que os gases gerados, tanto na combustão do bagaço como na fermentação do mosto sejam liberados na atmosfera com efeitos indesejados ao efeito estufa.

Palavras-chave


avaliação do desempenho ambiental; usinas sucroenergéticas; bacia do Rio Mogi Guaçu

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v12i3.641

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.