Entendendo a Gestão de Recursos Humanos em Caceias de Suprimentos: Lvevantamento com o uso de Revisão Sistemática da Literatura. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v12n1p100-128

Andréia de Abreu, Rosane Lúcia Chicarelli Alcântara

Resumo


A Gestão de Recursos Humanos é um tema emergente no campo do conhecimento da Gestão da Cadeia de Suprimentos. A principal justificativa está na necessidade em entender sua dinâmica também na esfera das relações entre pessoas, posto que a integração de funções organizacionais intra e interorganizacionalmente e o estabelecimento de objetivos comuns são reconhecidas como dependentes das atitudes profissionais de troca de informações, confiança, resolução conjunta de problemas e compartilhamento mútuo de conhecimento. O objetivo deste artigo é levantar como o tema Gestão de Recursos Humanos em Cadeia de Suprimentos vem sendo trabalhado na literatura, visando identificar quais perspectivas são consideradas e o conteúdo delas. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura, usando o método de revisão sistemática da literatura. Os resultados apontam haver ainda poucos estudos sobre a temática, porém um interesse crescente. As perspectivas sendo trabalhadas pela literatura são: (a) os fatores motivadores da necessidade em entender e aplicar a gestão de recursos humanos na gestão das cadeias de suprimentos, (b) as práticas de recursos humanos voltadas à gestão das cadeias de suprimentos e (c) o perfil do profissional adequado para o desenvolvimento das atividades em cadeias de suprimentos. A gestão de recursos humanos voltada às necessidades da gestão da cadeia de suprimentos pode ser um meio para as empresas alcançarem a configuração interna e externa necessária ao bom desempenho na cadeia.

Palavras-chave


Gestão da cadeia de suprimentos; Gestão de recursos humanos; Revisão sistemática da literatura

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v12i1.652

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.