RELAÇÃO ENTRE ESTRATÉGIAS, CAPABILIDADES E DESEMPENHO EM EMPRESAS DE BENS DE CAPITAL - DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v13n1p42-66

Giovana Gavioli Ribeiro da Silva, Roberto Giro Moori

Resumo


As estratégias adotadas pelas empresas definem como os processos internos são desenvolvidos e operados de forma a proporcionar desempenhos superiores do que os concorrentes. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo compreender a relação entre as estratégias, as capabilidades e o desempenho em empresas do setor de bens de capital. Para tanto, fundamentada em autores do campo das estratégias e de operações, realizou-se uma pesquisa composta de duas fases. A primeira fase, de natureza exploratória do tipo qualitativa, teve como objetivo conhecer com mais profundidade as empresas de bens de capital e definir o problema de pesquisa com maior precisão bem como levantar, previamente, as medidas e escalas. Nesta fase foram utilizadas sete empresas. Após, em uma segunda fase, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória do tipo quantitativa com o objetivo de testar as hipóteses estabelecidas. Utilizando-se de uma amostra de 85 respondentes de empresas do setor de bens de capital, tratadas pela estatística multivariada, revelou-se que as estratégias empresariais influenciavam as capabilidades e o desempenho, por sua vez, não foram evidenciadas influencias das capabilidades no desempenho. Estes resultados levam a concluir que as estratégias das empresas de bens de capital estão mais voltadas para aspectos comerciais do que para aspectos de transformação industrial. Por fim, dada a pesquisa ser de natureza exploratória, a compreensão das relações de estratégias, capabilidades e desempenho, ainda tem um longo caminho a ser percorrido.

Palavras-chave


Estratégias; Capabilidades; Qualidade; Flexibilidade; Desempenho

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v13i1.659

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.