A Importância da Logística na Gestão de Resíduos Sólidos em um Pequeno Município Mineiro: Decisões Estratégicas no Processo de Transporte e Roteirização. DOI:10.15600/1679-5350/rau.v7n2p118-137

Lívia Maria Pádua Ribeiro, Rosa Teresa Moreira Machado

Resumo


O objetivo deste artigo foi descrever o processo de transporte e roteirização na implementação da coleta seletiva e destinação final dos resíduos sólidos em um município localizado no estado de Minas Gerais. Especificamente, buscou-se apresentar as decisões de transporte tomadas no processo: programação dos veículos; escolha desses veículos e intermodais de transporte; roteirização do transportador e implicações dos seus efeitos no resultado. A operação de coleta envolve desde a saída do veículo de sua garagem até o retorno deste veículo ao ponto de partida. Para o cumprimento dessa operação existem diversos tipos de veículos. O transporte é uma área-chave dentro do composto logístico, não só porque é o responsável pelo deslocamento ou movimentação física, mas porque representa a maior parte dos custos logísticos. Procurou-se demonstrar a importância desta etapa da logística, o processo de transporte e roteirização na gestão de resíduos sólidos em um município de menor porte, valorizando os aspectos locais. O estudo realizado em um pequeno município mineiro possibilitou o conhecimento das especificidades do processo de transporte e roteirização na gestão dos resíduos sólidos. Além de valorizar os procedimentos de transporte e roteirização nesta área, uma vez que implica em otimização das atividades e redução de custos.

Palavras-chave


decisões de transporte e roteirização

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v7i2.69

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.