A ANDRAGOGIA NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA: O CASO DE UMA EMPRESA METALÚRGICA - DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v13n2p74-99

David Silva Franco, Victor Cláudio Paradela Ferreira, Débora Vargas Ferreira Costa, Frederico Azevedo Alvim Assis

Resumo


O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre as possibilidades de aplicação da andragogia em processos de treinamento e desenvolvimento empresarial, destacando possíveis benefícios. Pressupõe-se que os gestores devam melhor investir em educação corporativa, orientada para a sociedade do conhecimento, na qual o capital humano adquire importância para a competitividade empresarial. Trata-se de um estudo de caso de uma empresa do ramo metalúrgico, onde se vem buscando utilizar a andragogia nos esforços de educação corporativa. A coleta de dados se baseou no levantamento das percepções dos principais públicos envolvidos neste processo: membros da liderança, instrutores de treinamentos e os empregados. Esta investigação possibilitou constatar que, de fato, a andragogia revela-se uma abordagem diretiva para que adultos possam alcançar melhores resultados.

Palavras-chave


Andragogia; Treinamento e desenvolvimento; Métodos de ensino

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v13i2.695

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.