A Estratégia de Internacionalização na Indústria de Carvão Ativado

Luciane Meneguin Ortega, Paulo Dinarte Tavares

Resumo


O presente artigo apresenta uma correlação entre a estratégia de internacionalização de uma empresa mexicana (Clarimex) e os modelos desenvolvidos em pesquisas realizadas sobre a internacionalização de empresas britânicas e suecas. Para isto, faz-se, inicialmente, uma revisão da literatura sobre o conceito de internacionalização e os modelos desenvolvidos por instituições variadas. Após análise teórica, faz um comparativo com um caso real - empresa Clarimex e seu modelo de Internacionalização. Através desta análise comparativa, observa-se que a empresa Clarimex não seguiu a rota sugerida pelos modelos, de internacionalização gradativa nos mercados. Isto em função do nível de comprometimento comercial, quer sejam via exportações, licenciamento e/ou unidade de vendas e, finalmente, o investimento direto. Apesar desta “aparente” distância teórica, a Clarimex encontra, no processo de internacionalização, um ponto importante de convergência com a teoria proposta: o grau de internacionalização das empresas tem uma correlação direta com o aprendizado que estas obtêm com as operações internacionais. Isto é, de alguma forma o comprometimento das empresas nestes novos mercados se aprofunda na medida em que também se aprofunda o conhecimento destes mercados e, em conseqüência, o próprio conhecimento do processo de internacionalização.

Palavras-chave


Estratégia Empresarial; Internacionalização; Carvão Ativado

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.