ESTRATÉGIA, COMPETÊNCIAS E DESEMPENHO EM EMPRESAS DE SOFTWARE: EVIDENCIAS DE UM LEVANTAMENTO NO ESTADO DO PARANÁ. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v13n3p154-183

José Gava Neto, Bruno Henrique Rocha Fernandes, Jurandir Peinado, Luís Gabriel Abravanel dos Santos

Resumo


O presente trabalho examina a relação entre ambiente, estratégias, competências profissionais e desempenho de empresas de quatro segmentos da indústria de software do Estado do Paraná, sendo que cada segmento se caracteriza por um contexto ambiental específico. De forma geral, este trabalho investiga quais competências profissionais tendem a ser mobilizadas dentro de determinados contextos ambientais e das estratégias adotadas pelos gestores das empresas, e se algumas combinações dessas estratégias com competências correlacionam-se com desempenho diferenciado. As estratégias das adotadas pelos gestores das empresas foram classificadas de acordo com a tipologia proposta por Miles e Snow (1978). A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado dividido em cinco blocos. Observou-se que, nos diversos segmentos, empresas prospectivas e analíticas mobilizam em maior intensidade competências profissionais e obtém melhor desempenho; empresas defensivas e reativas evidenciaram uso menos intenso de competências e revelaram pior desempenho.

Palavras-chave


competências; desempenho; estratégia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v13i3.704

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.