Redes Horizontais de Cooperação contribuindo para o Processo de Inovação em Micro e Pequenas Empresas Brasileiras - DOI:10.15600/1679-5350/rau.v6n3p16-38

Lucas di Benedetto Fedrizzi, Lucas Bonacina Roldan, Geanderson de Souza Lenz, Peter Bent Hansen

Resumo


Com a crescente competitividade e a expansão de novas tecnologias no cenário atual, principalmente as de base micro-eletrônica, as organizações estão tendendo a trocar mais informações e a organizar-se em forma de redes. Entre estas redes de empresas, destacam-se as redes horizontais de cooperação de micro e pequenas empresas. Tendo em vista a crescente importância deste assunto nas últimas décadas, o principal objetivo deste trabalho é tratar o tema da inovação em redes interorganizacionais horizontais. Para tanto, primeiramente foi realizada uma revisão bibliográfica de caráter teórico-conceitual, em forma de pesquisa exploratória. Através desta pesquisa inicial foi proposto um quadro contendo os elementos fundamentais e as dimensões do processo de inovação em redes de cooperação, a saber, idéias para inovação, pessoas, contexto, transações (relações), novas oportunidades tecnológicas, ações de inovação e resultados das inovações. Após a revisão bibliográfica, foi elaborado um instrumento de pesquisa de caráter qualitativo aplicado a um estudo de caso múltiplo, com abordagem também exploratória. Os principais resultados obtidos através da pesquisa de campo realizada com as redes pesquisadas indicam que a principal forma de inovação ocorre através da troca de informações entre os agentes, onde surgem idéias e se verificam trocas de experiências. As principais inovações geradas nas redes pesquisadas são novos sistemas de compras e marketing em conjunto, tendo em vista a redução de custos e um maior poder de barganha frente aos fornecedores.

Palavras-chave


redes horizontais de cooperação, inovação em redes, dimensões, processo de inovação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v6i3.72

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.