RELACIONAMENTOS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS SOB A PERSPECTIVA DA NETWORK THEORY: UM ESTUDO DE CASO DO SUBSETOR ELETROELETRÔNICO DO PIM. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v14n2p57-83

Armando Araújo de Souza Júnior, Ricardo Silveira Martins

Resumo


O objetivo deste artigo foi explicitar os atributos dos relacionamentos entre empresas focais com fornecedores locais sob a perspectiva da Teoria das Redes (Network Theory), tomando-se como unidade de análise os relacionamentos de cinco empresas focais de nacionalidade Americana, Brasileira, Chinesa, Coreana e Japonesa com os seus fornecedores locais de primeira camada do subetor eletroeletrênico do Polo Industrial de Manaus (PIM). Para tanto, optou-se por utilizar um estudo de múltiplos casos de natureza exploratória. Os dados coletados foram analisados através das medidas e métricas da Teoria das Redes (centralidade, coesão e equivalência estrutural). As análises indicaram uma baixa densidade nos relacionamentos entre empresas focais e fornecedores locais, os relacionamentos ocorrem de forma unilateral, não foram evidenciados a existência de subgrupos coesos ou cliques na cadeia de suprimentos do subsetor eletroeletrônico do PIM e, elevada centralização hierárquica e de poder exercida pelas empresas focais. Os resultados apontam ainda que os relacionamentos entre empresas focais e fornecedores locais encontram-se nos estágios iniciais de desenvolvimento da cadeia de suprimentos, bem como o papel secundário exercido pelos fornecedores locais na cadeia de suprimentos do setor eletrônico global.

Palavras-Chave: Relacionamentos. Cadeia de Suprimentos. Teoria das Redes.


Palavras-chave


Relacionamentos; Cadeia de Suprimentos; Teoria das Redes

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v14i2.733

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.