Valor Percebido pelo Consumidor de Curso Superior em Administração por Escolas Direcionadas para Baixa Renda e Alta Renda. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v7n1p122-137

Felipe Mendes Borini, Áurio Lúcio Leocádio da Silva, Mateus Canniatti Ponchio

Resumo


A população de baixa renda no Brasil tem se mostrado um mercado significativamente promissor em diversos setores. Nesse sentido, o objetivo do artigo é analisar o valor percebido pelos consumidores de baixa renda de cursos superiores de administração em comparação com os consumidores de alta renda. Hipóteses são testadas por meio de análises de MANOVA sobre uma amostra não-probabilística de 195 estudantes de cursos de administração de faculdades localizadas na cidade de São Paulo. Observa-se que, quanto mais baixos a renda e o nível sócio-econômico do estudante, mais alta sua avaliação em relação à reputação da faculdade. Quanto mais baixa a renda, maior é a atenção dada pelos estudantes em relação ao preço da faculdade. Além disso, os estudantes com baixa renda, mas alta classificação sócio-econômica, avaliam os serviços da faculdade de forma mais positiva que a média da amostra. Tais resultados obtidos, referentes ao valor percebido pelo cliente, permitem algumas inferências sobre as práticas de marketing adotadas por instituições de ensino, principalmente pelas que estão estrategicamente direcionando seus esforços para a população da base da pirâmide (BOP).

Palavras-chave


consumidor de baixa renda; instituições de ensino superior; valor percebido

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DOI: http://dx.doi.org/10.15600/rau.v7i1.74

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