Análise da Criação de Valor de Empresas Listadas Na BM&FBOVESPA nos Diferentes Níveis de Governança Corporativa no Período de 2008 a 2012. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v12n1p178-203

Lumila Souza Girioli, Eric Felipe da Silva de Souza, Igor Vasconcelos Nogueira, José Francisco Calil

Resumo


Muito se discute sobre os efeitos da globalização na realidade das empresas e fica evidente a necessidade da adoção de práticas bem avaliadas, no sentido de criar vantagem competitiva. O mesmo acontece com a geração de valor e de riqueza para investidores, que é um requisito primordial para a sobrevivência das empresas cujos papéis são negociados no mercado de ações. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a realidade de todas as empresas brasileiras com listagem na BM&FBOVESPA no período de 2008 a 2012, visando identificar quais delas possuem práticas de governança corporativa e partindo do pressuposto de que as empresas listadas nos segmentos de governança corporativa tem maior capacidade de geração do valor para o acionista. O método utilizado para a parte teórica se deu através de pesquisa bibliográfica, enquanto que os dados práticos foram obtidos no banco de dados Economática® e receberam tratamento estatístico para cálculo do teste de diferença de médias pelo SPSS Statistics® versão 17. Os resultados alcançados demonstraram uma superioridade no desempenho de criação de valor (mensurado pela métrica EVA®) obtendo-se uma média de 401,43 para as empresas que possuem listagem nos segmentos diferenciados de governança corporativa, ante 369,34 das empresas do mercado tradicional, dentro de um intervalo de significância estatística de 95,2%. Com isso, fica evidente a importância das boas práticas de governança para o desenvolvimento das organizações e a oportunidade de valorização das mesmas no mercado de ações.


Palavras-chave


Criação de valor; Governança Corporativa; EVA®.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v12i1.757

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.