Uma Proposta de Planejamento Estratégico para uma Empresa de Pequeno Porte

Ana Paula Darugna, Ida Luciana Martins Noriler, Arnaldo Rosa de Andrade

Resumo


As idéias e contribuições do engenheiro francês Henry Fayol estão reunidas na Escola Normativista que foi um marco para o surgimento das funções administrativas. A administração envolve desta forma, o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar. Na consideração dos níveis hierárquicos, pode-se distinguir três tipos de planejamento - estratégico, tático e operacional. Este artigo trata do planejamento estratégico, que corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado. Considerado um importante instrumento da Administração, passou a ser utilizado por empresas como um dos principais auxiliares na tomada de decisão e alcance dos objetivos propostos. O estudo visou o desenvolvimento de uma proposta de planejamento estratégico para um pequeno restaurante em Blumenau, SC. Tratou-se de uma pesquisa-ação, pois os pesquisadores participaram ativamente do desenvolvimento da proposta juntamente com os dirigentes da empresa. Os resultados apresentaram os pontos fortes e fracos da empresa e propostas de ações de melhorias para os pontos críticos encontrados.

Palavras-chave


Planejamento Estratégico; Empresas de Pequeno Porte

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v5i3.8

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.