DESENVOLVIMENTO DE NOVOS SERVIÇOS E COMPETITIVIDADE: DA PROPOSIÇÃO DE VALOR À COCRIAÇÃO DE VALOR COMO POSSÍVEL FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA

Giancarlo Dal Bó, Gabriel Sperandio Milan, Cláudio Hoffmann Sampaio, Marcelo Gattermann Perin

Resumo


Em anos recentes, o desenvolvimento de novos serviços tem sido reconhecido como uma importante fonte de vantagem competitiva para as organizações. Apesar deste reconhecimento, e da crescente representatividade do setor de serviços na economia mundial, grande parte dos modelos teóricos utilizados para a compreensão dos serviços ainda são originados no estudo do processo de desenvolvimento de bens tangíveis. Uma importante contribuição para a alteração deste paradigma é a Service-Dominant Logic (SDL), proposta por Vargo e Lusch (2004a; 2004b) que deu início a uma ampla discussão no âmbito do marketing sobre o papel desempenhado pelos serviços no desempenho organizacional. Tanto a SDL quanto seus desdobramentos mais recentes, como a Service Logic (SL) são utilizados neste ensaio teórico com o propósito de contribuir com o aprimoramento do processo de desenvolvimento de novos serviços (DNS) sob uma nova perspectiva, segundo a qual os conceitos de proposição de valor, cocriação de valor, valor de troca e valor de uso são rediscutidos considerando um contexto relacional, no qual a interação entre cliente e fornecedor desempenha um papel chave para a obtenção de vantagens competitivas. Neste sentido, um conjunto de proposições teóricas foi elaborado, relacionando as contribuições teóricas do marketing de serviços ao processo DNS e estabelecendo ainda uma agenda para estudos futuros.

Palavras-chave


Desenvolvimento de novos serviços. Valor de uso. Cocriação de valor. Competitividade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15600/rau.v15i1.829

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Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

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