RELAÇÃO ENTRE MARKETING E RSAE NOS CONGRESSOS DA ANPAD: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE 1998-2012 - DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v13n1p189-219

Erica Bergel, Marcelo Moll Brandão, Otávio De Lamonica Freire, Flávio Santino Bizárrias

Resumo


O objetivo deste artigo foi investigar a produção nacional de Marketing relacionada à Responsabilidade Socioambiental Empresarial – RSAE publicada nos congressos EMA, 3Es, ENEO e EnANPAD, realizados pela ANPAD – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. A busca de estudos apenas em congressos foi devido a relevância dos congressos da ANPAD para novos temas de pesquisa, ainda considerados exploratórios. A pesquisa foi realizada por meio de uma análise bibliométrica da produção que compreendeu os anos de 1998 a 2012. Esse processo resultou na seleção de 112 artigos, os quais foram classificados e analisados em relação à sua autoria, referências bibliográficas, fontes utilizadas e aderência do tema proposto à teoria apresentada neste estudo. Observou-se que nos congressos utilizados para o levantamento das pesquisas no tema, tem-se 25% de erros de classificação no que tange às teorias de marketing utilizadas. Analisando somente o EnANPAD, tem-se 7 % de artigos mal classificados. Quando se analisa o total da produção, encontra-se 14% de artigos que poderiam ser reclassificados. Realizou-se um extenso levantamento teórico a fim de compreender como a RSAE e o marketing se relacionam, envolvendo todas as subdisciplinas de marketing que se mostraram necessárias. Usou-se como framework inicial o tripé de marketing social, marketing verde e marketing crítico, chamado de Marketing Sustentável. O levantamento bibliométrico apontaou alta concentração de referências em poucos autores, confirmando a Lei de Lotka. O trabalho oferece um quadro de referências bibliográficas utilizadas, servindo como referencial para estudos futuros; a comparação entre a teoria proposta e a utilizada pelos autores, a qual apresenta pontos falhos especialmente nos temas de marketing social e marketing societal corporativo; e a evolução das pesquisas na área. Ficou evidenciado que a maior parte dos estudos empíricos ainda está concentrada em replicação de estudos anteriores. Também observou-se uma maior quantidade de referências oriundas de livros, inclusive material didático comum em cursos de graduação em administração. O percentual de 49% de referências que diferem daquelas consideradas científicas representa um ponto fraco nos estudos da temática no Brasil, considerando-se que RSAE e marketing tem espaço nos periódicos internacionais de marketing. A baixa quantidade de artigos científicos publicados em periódicos de alto impacto pode sugerir que a área de pesquisa ainda está em formação no Brasil, e povoada por pesquisadores de diferentes áreas e que ainda não possuem referencial teórico tradicional de pesquisa. Limitações do estudo e sugestões para pesquisas futuras também são apresentadas. 


Palavras-chave


Marketing Social. Marketing Societal Corporativo. Marketing Verde. Marketing Crítico. Marketing Sustentável. Marketing de Causa Social. Consumo Sustentável. Responsabilidade Socioambiental Empresarial. Bibliometria.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.