A IMPORTÂNCIA DAS TAREFAS E OS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA O GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS. - DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v13n2p162-185

Ieda Pelogia Martins Damian, Lucia Silva Borges, Silvia Inês Dallavalle de Pádua

Resumo


As mudanças constantes e a crescente concorrência fazem parte da realidade de todas as empresas, independentemente de seu setor produtivo, de sua dimensão ou da sua localização. Existe uma forte tendência das empresas optarem por uma estrutura de gestão de processos de negócios, em vez da estrutura funcional tradicional, devido a diversos fatores, dentre os quais se destacam: o aumento da frequência de produtos ofertados, a necessidade da rápida transferência de informações, rapidez no processo de tomada de decisão, necessidade de se adaptar as mudanças exigidas pelo mercado e um número crescente de concorrentes internacionais (SEETHAMRAJU; MARJANOVIC, 2009). A migração do modelo de gestão tradicional para o modelo de gestão de processos de negócios (BPM) resulta em melhorias no desempenho do processo, e ainda, promove um aumento na complexidade do gerenciamento. Assim, há restrições ou barreiras a serem superadas para o sucesso da implementação do novo modelo de gestão. O objetivo do trabalho é analisar a importância atribuída às tarefas necessárias para a gestão dos processos e aos fatores críticos de sucesso encontrados para mudar da gestão funcional para a gestão por processos de maneira bem sucedida. Um estudo de caso com duas empresas do setor de serviços foi desenvolvido. Foram realizadas entrevistas em profundidade com os gestores de cada empresa e analisada a importância dos três grupos de tarefas de BPM: (1) projeto dos processos; (2) gestão dos processos e (3) de promoção da evolução e do aprendizado. Os fatores críticos de sucesso foram analisados em cada empresa. Pode-se concluir que na empresa A predomina uma visão funcional, com estilo de gestão familiar, com dificuldade de mudança organizacional e com menor importância atribuída às tarefas e aos fatores críticos de sucesso de BPM. A empresa B predomina uma visão de desempenho na gestão por processos, que pode ser percebido por atribuir maior importância às tarefas de BPM, e por perseguir os fatores críticos de sucesso de BPM com maior determinação, objetivando melhor desempenho e aumento da competitividade. A pesquisa é baseada em uma extensa base de dados bibliográficos com capacidade limitada de validação empírica. Este trabalho oferece contribuições acadêmicas e profissionais, em relação às tarefas necessárias para mudança da abordagem funcional para gestão por processos, bem como, na identificação e na busca do entendimento dos fatores críticos de sucesso de BPM. Espera-se que a compreensão das tarefas e dos fatores críticos serve como um guia para a melhoria da promoção da gestão por processos.


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DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v13i2.899

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