O Planejamento Estratégico nas Instituições de Ensino Superior dos Cursos de Administração do Estado de São Paulo

Robson Rebechi

Resumo


Este artigo se caracteriza como sendo uma pesquisa descritiva realizada junto às Instituições de Ensino Superior dos Cursos de Administração do Estado de São Paulo, objetivando identificar se tais instituições de ensino estão utilizando o planejamento estratégico formal, como um dos mecanismos de gerenciamento organizacional. Com base em uma revisão bibliográfica sobre o processo de planejamento estratégico e um questionário respondido pelas Instituições de Ensino Superior dos Cursos de Administração do Estado de São Paulo, identificou-se o perfil destas instituições pesquisadas quanto à prática do uso do planejamento estratégico formal, a sua preocupação com a imagem no mercado e na sociedade e sobre três indicadores de desempenho. Tem-se que o Modelo de Planejamento Estratégico utilizado como referência junto à revisão bibliográfica e para a pesquisa de campo foi o do ALMEIDA (2003). Diante do perfil das instituições de ensino obtido foram feitas as reflexões, as análises e as discussões, indicando o que estas instituições de ensino superior precisam fazer para assumir o planejamento estratégico como uma ferramenta de gerenciamento organizacional.

Palavras-chave


Planejamento Estratégico; IES; Instituições de Ensino Superior

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v5i3.9

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.