Vantagens Competitivas em Clusters de empresas: estudo de caso no arranjo moveleiro da Serra Gaúcha. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v7n1p21-40

Eliana Mattioda, Cristine Hermann Nodari, Pelayo Munhoz Olea

Resumo


Este artigo procura investigar as vantagens competitivas que as empresas podem obter por estarem organizadas em cluster, segundo a ótica de Michael Porter, que destaca como principais vantagens a produtividade, a inovação e a formação de novas empresas. O estudo de caso foi realizado no arranjo Moveleiro da Serra Gaúcha, com base em pesquisa documental e entrevistas em profundidade. A produtividade foi analisada a partir de pesquisa que monitora algumas empresas do cluster, a qual demonstra no resultado final, superação das metas propostas. Quanto à inovação, foi realizado levantamento da infra-estrutura e das ações de incentivo, constatando-se uma ampla rede de suporte. Com relação à formação de novas empresas, foi efetuada pesquisa para obtenção da evolução do número de empresas e empregos gerados na cidade pólo do cluster, além dos empregos gerados pelas empresas monitoradas pelo índice de produtividade, as quais demonstram desempenho positivo.

Palavras-chave


Cluster. Competitividade. Produtividade; Inovação; Desenvolvimento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v7i1.91

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.