A RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DOS ALUNOS QUE CURSAM EAD E OS MOTIVOS DE ESCOLHA DESTA MODALIDADE. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v14n3p80-101

Gustavo da Rosa Borges, Vanessa Edy Dagnoni Mondini, Maria José Carvalho de Souza Domingues, Luis Cesar Mondini

Resumo


A consolidação do ensino a distância colaborou para a elevação da oferta de cursos e matrículas, ampliando a concorrência e passando a exigir das (IES) um empenho cada vez maior em descobrir os anseios dos candidatos e assim, poder atraí-los e retê-los. No Brasil, a EAD vem ganhando espaço considerável no marcado, havendo ainda uma carência de estudos que investigue os fatores influenciadores nesta modalidade. Sob esta perspectiva, este estudo objetiva analisar os motivos que influenciam os candidatos ao ensino superior a escolherem a modalidade à distância para cursar a graduação. Para isto, realizou-se uma survey de cunho descritivo e quantitativo com 405 alunos ingressantes no 1º semestre de 2014 em uma IES privada do sul do Brasil, reconhecida como uma das maiores ofertantes de EAD do país. Sobre o perfil dos estudantes, percebeu-se que a maioria se enquadra no perfil destacado pela literatura vigente, em que a maioria é mulher, com faixa etária entre 19 e 29 anos, estão iniciando um curso superior pela primeira vez, possuem ocupação profissional ligada a áreas operacionais e renda familiar mensal entre 1000 e 3000 reais. Descobriu-se que o fato das aulas acontecerem apenas uma vez por semana e a falta de tempo para cursar a modalidade presencial foram os fatores de influência mais apontados pelos alunos como determinantes para sua escolha. Verificou-se ainda, que os familiares são as pessoas que mais influenciam os estudantes e a mídia mais persuasiva é a internet. Por meio de Teste-T e ANOVA, constatou-se que a influência de familiares, amigos ou colegas foi a mais destoante dentre as características pessoais pesquisadas e a crença de que estudar a distância é mais fácil, uma percepção igualitária. Constatou-se ainda, que mulheres são mais influenciadas pelas campanhas de marketing e pelos conhecidos. Pessoas com menor renda são mais influenciadas pelas campanhas de marketing e as com renda intermediária são mais sensíveis ao preço. A mensalidade mais barata é um atrativo para quem estudou em escola pública e quem está realizando um curso superior pela primeira vez, a opinião de conhecidos e é mais influenciado pelas campanhas de marketing; já quem iniciou outro curso e não concluiu, escolhem a EAD alegando falta de tempo para estudos presenciais. Por fim, alunos autônomos demonstraram ser mais influenciados por pessoas conhecidas e quem não trabalha e ocupantes de cargos mais elevados, como gerentes e diretores de empresas, se mostraram mais influenciados pelo fato de poderem frequentar a instituição apenas uma vez na semana. Outras constatações foram observadas e comentadas no trabalho.

Palavras-chave


Ensino a Distância; Fatores Determinantes para a Escolha, Alunos Ingressantes.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.