FATORES DE INTERESSE PELA ÁREA FINANCEIRA: UMA AVALIAÇÃO COM ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO

Cristiane Evelyn de Paula, Miler Franco Danjour, Bruno Campelo Medeiros, Miguel Eduardo Moreno Añez

Resumo


As mudanças inerentes ao cenário mercadológico atual, provocadas pela evolução tecnológica e pela integração de mercados e empresas promoveram uma maior atenção aos profissionais de administração, sobretudo da área de finanças, sendo estes profissionais importantes neste contexto para a maximização de riquezas e geração e valor organizacional. Ao mesmo tempo, percebe-se que há uma parcela pequena de profissionais de administração que resolvem seguir carreira nessa especialidade, comparado às outras áreas de gestão organizacional, refletindo, assim, em uma escassez desse perfil profissional no mercado. Contudo, mesmo neste cenário, há de se observar que alguns estudantes de administração ainda optam por seguirem na área financeira. O presente trabalho então tem como objetivo identificar os fatores que exercem influência sobre o interesse dos estudantes de graduação em administração pela área de finanças. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo descritivo, que usou com procedimento de campo uma survey analítica, de natureza predominantemente quantitativa, realizada junto a 164 estudantes de duas instituições de ensino superior localizadas na cidade de Natal/RN. Os dados foram avaliados através de técnicas de cálculo da média, desvio padrão, análise fatorial e análise de cluster. Ao se analisar os dados, verificou-se que o interesse dos estudantes em finanças é influenciado pelos seguintes fatores: interesse pessoal na área, domínio de habilidades gerenciais, a importância do aprendizado, e a relação teoria e prática, sendo observado um predomínio em média do fator que trata da importância do aprendizado para esses alunos pesquisados, embora todos os demais fatores apresentaram scores médios satisfatórios para cada fator. Além disso, foi realizada também uma análise de cluster, no qual se dividiu os estudantes em três grupos sendo os entusiastas, interessados e avessos. Assim, foi possível também observar que a maioria dos sujeitos pesquisados é entusiasmada com a área de finanças, apresentando, assim, um significativo interesse dos estudantes pela área de finanças. De forma conclusiva, as análises realizadas no presente estudo possibilitou identificar fatores críticos para definição dos alunos de administração pela área de finanças, sendo importante destacar que estes resultados podem servir de apoio para o direcionamento de formações de futuros profissionais de administração, bem como servir de base para novas pesquisas que possam elucidar como estes aspectos influenciam na escolha dos alunos pela área financeira, relacionando a características pessoais dos indivíduos, bem como características do mundo do trabalho.

Palavras-chave


Fatores de Interesse; Finanças; Ensino Superior em Administração.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v15i2.969

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.