PROCESSO DE INOVAÇÃO, FATORES DE INFLUÊNCIA E MÉTRICAS DE DESEMPENHO: PROPOSTA DE MODELO CONCEITUAL PARA EMPRESA DE BASE TECNOLÓGICA

Aléssio Bessa Sarquis, Nadia Kassouf Pizzinatto, Simone Sehnem, Andrea Kassouf Pizzinatto, Antônio Cesar Duarte

Resumo


O processo de inovação compreende um conjunto de atividades, métodos e recursos envolvidos no desenvolvimento de novos produtos e inovações. O estudo buscou compreender as características do processo de inovação na empresa de base tecnológica, incluindo a prática de avaliação do desempenho e fatores de influência, visando a construção de um modelo conceitual sobre a temática a partir do confronto teoria-prática. Foi realizada pesquisa exploratória, qualitativa, na forma de estudo de múltiplos casos, tomando por objeto de investigação duas empresas de base tecnológica do Polo de Florianópolis/SC, com coleta de dados por levantamento documental e entrevistas em profundidade com proprietários e responsáveis pelo processo de inovação, e com dados interpretados pela análise de conteúdo na abordagem qualitativa. Os resultados permitem identificar a complexidade tecnológica das inovações, as fontes dos recursos utilizados, as parcerias de mercado realizadas, os sistemas de informação que dispõem, processo de avaliação do desempenho e os fatores de influência mencionados. As empresas estudadas investem em inovação de elevada complexidade tecnológica, tanto de natureza incremental como radical; a inovação está presente na cultura da organização e alinhada com o planejamento/estratégia do negócio; as empresas investem recursos financeiros internos e externos, e atuam com o modelo de inovação aberta, e dispõem de informações sobre tendências/oportunidades de mercado, software de gestão do processo de inovação e áreas funcionais integradas. Sobre a avaliação do desempenho, os resultados revelaram que a avaliação é feita durante e após o processo de desenvolvimento de inovações. Durante o desenvolvimento, a avaliação é feita com base em métricas como alinhamento com a estratégia da organização, viabilidade econômico-financeira, desempenho no teste de funcionalidade e homologação do produto pelo cliente. Após o desenvolvimento, a avaliação é feita com métricas financeiras e não financeiras. Sobre os fatores de influência, os resultados apontam a existência de fatores facilitadores e dificultadores, originários tanto do ambiente interno como externo da organização. No ambiente interno, alguns fatores de influência identificados são disponibilidade de mão de obra especializada, cooperação entre áreas funcionais, conhecimento de tendências/oportunidades de mercado e deficiências na estruturação do processo de inovação, no método de avaliação/desempenho das inovações e no conhecimento sobre gestão de projetos. No ambiente externo, alguns fatores de influência identificados são existência de fontes de fomento/financiamento externo, parceria com universidade, parceria com instituições do setor/pesquisa, rápida evolução tecnológica no mercado e a deficiência na participação de clientes nos projetos de inovação. As evidências coletadas apontam também que o processo inovação nas empresas estudadas não está suficientemente estruturado e apresenta deficiências na avaliação do desempenho das inovações, e que a empresa de porte médio tem processo de inovação melhor estruturado. Como contribuição ao conhecimento, o estudo apresenta uma proposta de modelo conceitual de fatores de influência e métricas de desempenho do processo de inovação na empresa de base tecnológica.


Palavras-chave


Processo de Inovação. Fatores de Influência. Avaliação do Desempenho. Empresa de Base Tecnológica. Modelo conceitual em Inovação.

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DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v15i1.970

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