GESTÃO DO USO DA ENERGIA E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO SUSTENTÁVEL NO SETOR MINERAL BRASILEIRO

Ana Paula Perlin, Clandia Maffini Gomes, Jordana Marques Kneipp, Luciana Aparecida Barbieri da Rosa, Kamila Frizzo

Resumo


A tecnologia associada às organizações proporcionaram inúmeros avanços na economia e na sustentação e eficiência dos negócios. Por outro lado, outras questões emergiram a partir da expansão industrial, como os impactos ambientais e sociais gerados por estas, e consequentemente surgiram as pressões para a adoção de práticas mais sustentáveis. A sustentabilidade nas organizações fundamenta-se na busca por minimizar os impactos negativos decorrente das atividades industriais, por meio da preservação do meio ambiente, do bem-estar da sociedade e da prosperidade econômica do negócio. A gestão da energia e o seu uso eficiente vêm sendo destaque no cenário da sustentabilidade, a eficiência energética na produção de produtos efficient manufacturing can have a significant impact onpode ter um impacto significativo sobre o environmental performance of a product, it can become desempenho sustentável, sendo considerado a significant driver for competitiveness.um fator importante na competitividade empresarial das organizações. Nesse sentido, o estudo possui como objetivo analisar a gestão do uso da energia e a sua relação com o desempenho sustentável do setor mineral brasileiro. O método de estudo possui natureza descritiva e quantitativa e foi conduzida por meio de um survey com empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). A hipótese central formulada é de que a gestão do uso de energia se relaciona positivamente com o desempenho sustentável foi corroborada, pois foram encontradas correções significativas no comportamento das empresas. A partir da análise descritiva dos resultados, pode-se ainda evidenciar que as maiores médias correspondem as variáveis de rateio de energia e da demanda por setores e pelo incentivo aos empregados em relação a economia de energia. Por outro lado, as médias mais baixas envolvem a adoção de certificação e da Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE).


Palavras-chave


Sustentabilidade; Energia; Desempenho Sustentável; Setor Mineral

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v16i1.984

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.